|

Porto em Arroio do Sal deve dar novo impulso ao Litoral Norte

Porto Meridional em Arroio do Sal: Oportunidades para o Crescimento Empresarial no Litoral Norte

Diante desse cenário promissor, é essencial que as empresas estejam preparadas para aproveitar as oportunidades que surgirão.

Com investimento previsto de R$ 1,3 bilhão, a ser desembolsado pela concessionária, o Porto Meridional de Arroio do Sal começa a sair do papel. O contrato junto ao governo federal, que autoriza a construção da nova estrutura portuária na altura da praia de Rondinha já está assinado. Os empreendedores preveem finalizar antes do final do ano os últimos levantamentos de campo para que o Ibama possa conceder a licença ambiental e realizar as audiências públicas.

A perspectiva dos empreendedores é, no primeiro semestre de 2025, ter obtido a licença prévia. Depois, com a licença de instalação, a previsão é de até 30 meses para a entrega das obras da primeira fase do novo porto.

A partir da segunda fase, quando os futuros operadores do porto devem aportar recursos, a perspectiva é de que o empreendimento atraia até R$ 6 bilhões em investimentos. A estimativa é de que o porto tenha capacidade para movimentar 53 milhões de toneladas de carga por ano, sendo 20 milhões em contêineres.

Segundo Busnello, o início das obras, que pode acontecer ainda em 2025, será dentro da água, com a estruturação do porto, desde dragagem inicial, preparação de molhes e construção dos berços para atracação. A empresa tem autorização para operar 10 berços, incluindo para embarcações de passageiros e cruzeiros.

“A partir da dragagem inicial, também teremos determinada a área para aterro e estruturação da retroárea portuária. O projeto pode contemplar ainda uma ponte sobre a Lagoa Itapeva, como forma de mitigar os impactos dos transportes de materiais”, aponta o diretor.

Somente na etapa de instalação são previstos até 2 mil empregos diretos e 5 mil indiretos. O projeto, capitaneado por empresários da Serra interessados em um canal alternativo ao Porto de Rio Grande para escoar a produção, deve modificar o perfil da economia no Litoral e também despertar o interesse de quem já produz por lá.

brir empresa Arroio do Sal

Como aproveitar o Porto de Arroio do Sal para empreender

A construção do Porto Meridional em Arroio do Sal abre um leque de oportunidades para quem deseja empreender no Litoral Norte do RS. Com o aumento na movimentação de cargas, haverá maior demanda por serviços de transporte, logística, hospedagem, alimentação, construção civil e comércio em geral.

Empreendedores podem aproveitar esse cenário investindo em:

  • Fornecimento de insumos e materiais para obras
  • Transporte rodoviário e armazenagem de mercadorias
  • Serviços de alimentação e hospedagem para trabalhadores e executivos
  • Empresas de manutenção industrial, segurança patrimonial e limpeza
  • Negócios voltados à economia do mar, como pesca e turismo náutico

Para crescer com segurança nesse novo ambiente de negócios, é fundamental contar com uma contabilidade estratégica, que ajude na estruturação, legalização e gestão financeira do empreendimento.

Quer saber se sua ideia tem potencial na região? Fale com a Assecon.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *